Ópera e artes em movimento

Acreditamos que a ópera pode ser sentida por todos

 

Frequentemente pensamos em ópera como um mundo do qual não fazemos parte, cheio de códigos, rituais e acessibilidades difíceis e distantes do nosso dia-a-dia. Esta sensação de distanciamento é crónica em Portugal mas não o é em muitos países europeus e partes dos EUA. 

A Companhia de Ópera e Artes Contemporâneas – AREPO, tem seguido de perto as mais recentes abordagens, metodologias e criações operáticas internacionais, em especial projetos cujos objetivos passam por uma maior aproximação e envolvimento do público em geral. A necessidade de uma instituição em Portugal que cumprisse estes objetivos artísticos e sociais pareceu-nos por demais evidente. Por essa razão, a AREPO foi fundada em 2019. 

A primeira produção da AREPO teve lugar no dia 30 de agosto de 2019, em Torres Vedras, com a ópera imersiva É Possível Resistir, com música de Luís Soldado e libreto de Rui Zink. Tratou-se de um espetáculo inovador no panorama operático português, onde músicos e cantores profissionais estiveram lado a lado, em colaboração com outras associações musicais e teatrais do concelho de Torres Vedras, num total de cerca de 80 participantes.

O sucesso deste projeto confirmou a nossa visão de uma ópera liberta de constrangimentos sociais e artísticos. A continuação dos mesmos tornou-se inevitável.

Luís Soldado

Direção Artística

 

O que nos propomos a fazer

  • Inovar nos vários géneros musico-teatrais contemporâneos e contribuir para a dinamização e divulgação da ópera, teatro musical e outras artes contemporâneas.
  • Levar a ópera a diferentes públicos e lugares, dando especial foco à criação de nova ópera, priorizando laboratórios de pesquisa e criação artística com artistas emergentes.
  • Promover através da mediação de debates um convite à reflexão filosófica sobre os mais variados temas da sociedade atual.
  • Convidar os artistas e a comunidade a envolver-se nos processos de criação de forma imersiva, culturalmente abrangente e transformadora.
Topo Arrastar + Info